Sambas Enredos Antológicos
Cada Escola de Samba, elege seu hino, a sua música que representará a agremiação a cada ano nos desfiles.
O Enredo mostra a parte plástica, o desenvolvimento do tema, enquanto o Samba Enredo tem a missão de defender o pavilhão com melodias que remetam a história contado na avenida.
Muitos destes sambas, viraram sinônimo de sucesso, de cantorias em todos os lugares onde se fale de carnaval.Sambas estes que tornaram-se antológicos na visão popular e dos criticos de carnaval.
Vejamos alguns imortalizados nas mais belas vozes brasileiras.
Aquarela Brasileira - Império Serrano
Considerado o samba mais conhecido e cantado de todas as décadas, respeitado por todas as agremiações co-irmãs, Aquarela Brasileira, de Silas de Oliveira é Hour Concurs.
Originalmente escrito para o carnaval de 1964, foi reeditado, pela própria escola da Serrinha em 2004, levantando a Marques de Sapucai a cada estrofe cantarolada pela linda voz do Intérprete Nêgo.
O samba exalta o Brasil, contando em versos a respeito das regiões geográficas, a beleza da arquitetura tradicional e moderna, das lendas e costumes das diferentes culturas dos povos que compõem essa nação.
Vejam esta maravilha de cenário
é um episódio relicário
que o artista num sonho genial
escolheu para este carnaval
e o asfalto como passarela
será a tela do Brasil em forma de aquarela
É Hoje - Ilha do Governador
No final dos anos 70,começo dos 80, a União da Ilha surgiu com sambas empolgantes que levantavam as arquibancadas, mas que infelizmente não foram o suficientes para levantar titulos.
É hoje será sempre lembrado em momentos felizes na vida de cada folião, tanto que a cantora Fernanda Abreu regravou ele para um comercial de tv nos anos 90.
É hoje o dia da alegria
E a tristeza nem pode pensar em chegar
Diga espelho meu
Se há na avenida (bis)
Alguém mais feliz que eu!
O Amanhã - União da Ilha
A gravação de Simone em seu CD deu ao excelente samba-enredo um ritmo um pouco mais cadenciado, que permitiu-se apreciar melhor a letra inteligente que especulava sobre o futuro. Ele virou um dos maiores sucessos da cantora e é presença constante em seus shows .
Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...(4x)
Peguei um Ita no Norte - Salgueiro
Mais conhecido pelo nome Explode Coração - por causa do seu emblemático refrão - este enredo levou a Acadêmicos do Salgueiro a vencer um dos carnavais mais memoráveis e inesquecíveis que se viu na Marquês de Sapucaí.
O ano era 1993, orquestrado pela voz inconfundível de Quinho, e organizado pelo excelente Mário Borrielo, a escola da Tijuca pos na boca do povo seu enredo para a eternidade.
"Explode Coração!
Na maior Felicidade!
É lindo meu Salgueiro!
Contagiando e sacudindo essa Cidade"
Ratos e Urubus - Beija Flor
Considerada a Escola papão de titulos da era Sapucaí, a princesinha da Baixada não poderia ficar de fora desta homenagem. Dos muitos sambas, todos eles entoados pela inigualável voz de Neguinho da Beija Flor, se perguntarmos aos criticos o satírico "Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia" estará presente em quase todas as citações.
Organizado pelo genial Joãozinho Trinta, o desfile revolucionou o mundo do samba, mesclando luxo e lixo. E é com esta mescla que a escola arrebatou a avenida com um samba leve, empolgante e merecedor de destaque na galeria dos sambas antológicos.
Reluziu... É ouro ou lata
Formou a grande confusão
Qual areia na farofa
É o luxo e a pobreza
No meu mundo de ilusão
Xepá, de lá pra cá xepei
Sou na vida um mendigo (bis)
Da folia eu sou rei