Escolas de Samba Mirins
Na cidade do Rio de Janeiro, foram criadas as primeiras escolas de samba mirins. Elas se apresentam no sambódromo, e desde 1999 abrem o carnaval da cidade, apresentando-se na sexta-feira de Carnaval.
A primeira escola mirim carioca, a Império do Futuro foi fundada em 1983, sendo no ano seguinte incluída na abertura dos desfiles do Sambódromo do Rio de Janeiro.
As escolas de samba mirins cariocas contam atualmente com duas ligas: LIESM (Liga Independente das Escolas de Samba Mirim) e a AESM-Rio (Associação das Escolas de Samba Mirim), no entanto todas desfilam no mesmo dia. Em nenhuma das duas ligas há competição, sendo que apenas os melhores em cada segmento são premiados.
A primeira liga de carnaval das escolas mirins, foi criada no dia 20 de maio de 1988 tendo como escolas fundadoras: Império do Futuro e Ainda Existem Crianças da Vila Kenedy.
Com o passsar dos anos, as 17 escolas mirins , tornaram-se fábricas de excelentes sambistas, que nos anos seguintes ascendem as escolas principais demonstrando muito samba no pé e amor ao seu pavilhão.
As Escolas Mirins são:
- Ainda Existe Criança- Vila Kennedy.
- Aprendizes do Salgueiro
- Corações Unidos do Ciep
- Estrelinha da Mocidade
- Filhos da Águia
- Herdeiros da Vila
- Império do Futuro
- Infantes do Lins
- Golfinhos da Guanabara
- Inocentes da Caprichosos
- Mangueira do Amanhã
- Mel do Futuro
- Miúda da Cabuçu
- Petizes da Penha
- Nova Geração do Estácio
- Pimpolhos da Grande Rio
- Tijuquinha do Borel.